Graduação em Pedagogia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Estudar Pedagogia é uma excelente escolha para o profissional que gosta de estar em contato com diversas pessoas, tem interesse em aprender cada vez mais e trocar conhecimento com os alunos e, é claro, marcar positivamente a vida de uma criança.


Desta forma, é uma profissão que tem várias áreas de atuação e diversas vantagens de carreira. A Pedagogia forma profissionais que trabalham com educação e aprendizagem. Existem duas principais áreas de atuação para pedagogos: o magistério e a administração escolar.

Consoante dados da Catho, é o terceiro curso de graduação mais procurado entre os estudantes do Ensino Superior, uma vez que o profissional pedagogo atua diretamente na formação escolar de diversos indivíduos em seus primeiros anos de vida, até o 5º ano do ensino básico. Consequentemente, ele contribui também para o desenvolvimento pessoal de inúmeras pessoas nessa importante etapa de crescimento. Além disso, o recém-formado é capaz de trabalhar em diversas outras áreas relacionadas à educação.

O curso de Pedagogia apresenta 4 anos de duração, sendo divididos em 8 períodos. Durante a graduação, o estudante tem contato com disciplinas que visam desenvolver a prática educativa, por meio de metodologias de ensino, planejamento pedagógico, execução do plano e avaliação das propostas aplicadas. Portanto, tal curso visa formar um profissional na área da educação de forma crítica, reflexiva e humana.


Segundo a Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Desta forma, fica estabelecido no Art. 4º As competências específicas se referem a três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente. São elas: I - conhecimento profissional;

II - prática profissional;

e III - engajamento profissional.

§ 1º As competências específicas da dimensão do conhecimento profissional são as seguintes: I - dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;

II - demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;

III - reconhecer os contextos de vida dos estudantes; e

IV - conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.


§ 2º As competências específicas da dimensão da prática profissional compõem-se pelas seguintes ações:

I - planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;

II - criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;

III - avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; e

IV - conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades.