Novo curso: Farmácia na Cambury

A Farmácia é uma profissão tão antiga quanto à prática médica, pois desde o século X surgiram as primeiras boticas e os boticários, farmacêuticos da época, eram os únicos orientadores de pacientes nesses locais, os quais toda a população recorria para se tratar.

Nos dias de hoje, essa profissão continua com uma enorme relevância para a saúde humana e os farmacêuticos modernos continuam auxiliando no combate e prevenção de diversas doenças, por meio de muitas especialidades.



O farmacêutico é um profissional da saúde habilitado para trabalhar em uma área abrangente que envolve a produção de medicamentos, cosméticos e alimentos, atenção primária à saúde, orientação farmacêutica, análises laboratoriais diversas, vacinação e estética.


Áreas de Atuação e Habilitações

O Conselho Federal de Farmácia apresenta 135 especialidades dentro da profissão (isso mesmo! Cento e trinta e cinco!), todas elas agrupadas em 10 linhas de atuação, que são:

1) ALIMENTOS;

2) ANÁLISES CLÍNICO-LABORATORIAIS;

3) EDUCAÇÃO;

4) FARMÁCIA;

5) FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA;

6) FARMÁCIA INDUSTRIAL;

7) GESTÃO;

8) PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES;

9) SAÚDE PÚBLICA;

10) TOXICOLOGIA.


Com uma área tão ampla, o farmacêutico pode trabalhar em farmácias comerciais, de manipulação e hospitalares; em laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e de alimentos, tanto na área comercial, quanto na perícia criminal; em indústrias farmacêuticas, de alimentos, cosméticos e biotecnologia em geral; em vigilância sanitária e epidemiológica; em vacinações; no atendimento clínico a pacientes em farmácias, hospitais, consultórios particulares, em clínicas de estética; no ensino superior e pesquisa e na gestão relacionada à área farmacêutica. Em todos esses campos de trabalho, há ainda uma gama de áreas específicas que podem ser desenvolvidas.


O curso de Farmácia

O curso de Farmácia dura 5 anos e a formação acadêmica é estrutura nos eixos de Cuidado em Saúde; Tecnologia e Inovação em Saúde; e Gestão em Saúde, por meio de etapas teóricas e práticas ao longo do curso. Por se tratar de uma profissão ampla, o curso requer conhecimentos e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes nas áreas de:

- Ciências Humanas e sociais aplicadas, ética e bioética;

- Ciências Exatas, como química, física, estatística e outros;

- Ciências Biológicas, contemplando o conhecimento do corpo humano em seus diferentes níveis, os agentes causadores de doenças e a biodiversidade, que é fonte de princípios ativos;

- Ciências da Saúde, individual, coletiva e epidemiológica;

- Ciências Farmacêuticas e suas tecnologias.


As disciplinas do curso se dividem em todos esses eixos, de forma que o aluno estuda o ser humano e o corpo saudável em seus níveis; as diferentes patologias, suas causas e as formas de diagnosticá-las; as classes de fármacos e os medicamentos existentes, potenciais fontes de novos princípios ativos, a ação deles no organismo em doses terapêuticas e tóxicas e a cadeia produtiva dessas drogas; a saúde coletiva e os indicadores sociais de saúde; tratamentos que podem ser realizados pelo farmacêutico; entre outros.


O Curso de Farmácia Cambury

Na Cambury, o curso é fundamentado no Modelo de Ensino Cambury, que é baseado no estudo por profissões. Dessa forma, o aluno estuda uma profissão da Farmácia por ano, se aprofundando no conhecimento dessa área, por meio das etapas:

- Disciplinas âncoras, normais e EaD;

- Estudos e Pesquisas da profissão;

- Prática Cambury de Aprendizagem (PCA), a qual envolve prática laboratorial, simulação de prática e prática em empresas;

- Startup.

Todas essas etapas são aplicadas para as profissões do curso, ou seja, durante um ano, o aluno estuda disciplinas âncoras, realiza estudos e pesquisas, PCA e produz uma Startup voltados para aquela profissão. Dessa forma, o aluno está mais preparado para desempenhar qualquer uma dessas profissões com muita qualidade, o que aumenta a empregabilidade e o leque de possibilidades profissionais.

Como você já viu, existem muitas áreas dentro da Farmácia, mas são cinco profissões no curso de Farmácia da Cambury, pois essas profissões são as mais aquecidas no mercado atual. Vejam quais são:


Saúde Pública e Cuidados Farmacêuticos

Nessa profissão o aluno estuda Introdução a Ciências Farmacêuticas; Saúde Pública e Epidemiologia; Farmacobotânica e Farmacognosia, como disciplinas âncoras, além realizar todas as etapas do Modelo de Ensino Cambury voltadas para essa profissão, o que leva ao aprofundamento nessa área. Mas, enquanto isso, as outras disciplinas básicas do curso são trabalhadas como disciplinas normais, preparando o aluno para as próximas profissões, o que se repete a cada ano de estudo.

Nessa área, o egresso do curso poderá trabalhar tanto no serviço público, quanto no particular, como analista, gestor ou pesquisador em saúde pública e cuidados farmacêuticos.


Drogaria e Farmácia Hospitalar

Essa é uma das profissões mais conhecidas na área da Farmácia, pois todos nós já nos consultamos alguma vez com um profissional dessa área, já que eles estão nas drogarias espalhadas por toda cidade ou mesmo nas farmácias de hospitais.

Nesse ano letivo do curso, o aluno estuda Semiologia, Atenção e Assistência Farmacêutica; Cosmetologia; Farmácia Hospitalar e Farmacologia, como disciplinas âncoras, além da formação geral dentro do Modelo de Ensino Cambury, o que o capacita a diagnosticar algumas patologias e encaminhar para tratamentos complexos ou prescrever medicamentos sem tarjas, o habilitando a trabalhar em Drogarias e farmácias diversas, quando se formar.


Farmácia de Manipulação: Homeopatia, Fitoterapia e Cosmetologia

Durante a formação anual dessa profissão, o estudante vai se aprofundar no conhecimento das técnicas de produção de medicamentos manipulados, tanto das fórmulas alopáticas, quanto das homeopáticas, fitoterápicas e cosméticas. Assim, o aluno se prepara para trabalhar em farmácias de manipulação.

Essa é uma área muito importante para o farmacêutico, já que muitos clientes procuram por tratamentos personalizados ou recebem prescrições de fórmulas por médicos, dentistas, nutricionistas e terapeutas.

Para que ele se aprofunde nessa área, além de todas as etapas do Modelo de Ensino Cambury, ele estuda as disciplinas âncoras:

1. Farmacologia Aplicada;

2. Farmacotécnica;

3. Homeopatia e Fitoterapia;

4. Deontologia e Legislação Farmacêutica;

5. Farmacologia Clínica;

6. Toxicologia e Análises Toxicológicas.


Análises Clínicas e Toxicológicas

Essa é uma profissão em comum com o curso de Biomedicina, de forma que ambos os profissionais podem atuar em laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, além de exames diversos. Ele também pode atuar na Perícia Criminal, uma área tão buscada por muitos farmacêuticos.

Nessa profissão, além das etapas do Modelo de Ensino Cambury voltadas para a profissão, temos 9 disciplinas âncoras, que trabalham o que é fundamental para aprender as técnicas necessárias:

1. Bioquímica Clínica;

2. Citologia Clínica;

3. Hematologia Clínica;

4. Microbiologia Clínica;

5. Parasitologia Clínica;

6. Controle de Qualidade em Análises Clínicas;

7. Imunologia Clínica;

8. Líquidos Biológicos;

9. Tecnologia e Microbiologia de Alimentos.

Indústria Farmacêutica e Biotecnologia

A última profissão do curso de Farmácia da Unicambury habilita o profissional aqui formado a trabalhar na cadeia produtiva de indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos. Para isso, ele tem seu aprendizado voltado para essa profissão, com todas as etapas do Modelo de Ensino Cambury e as disciplinas âncoras de Controle de Qualidade Industrial; Tecnologia Farmacêutica e Garantia da Qualidade.



Nessa profissão, o farmacêutico pode trabalhar em diversos setores das indústrias supracitadas, além de poder atuar na gestão dessa área, pois aprende as habilidades necessárias para isso ao longo de todo o curso de Farmácia da Cambury.

Esse é o curso de Farmácia da Cambury. Um curso moderno, voltado para a prática profissional, empregabilidade, empreendedorismo e as profissões mais procuradas nessa área. Se você busca se destacar como Farmacêutico e ser um profissional que sabe como atuar no mercado de trabalho, a Cambury sabe como te ensinar essa profissão, pois profissão é o nosso DNA. Esperamos você!


Referências

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 6, de 19 de outubro de 2017.

Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: < https://www.cff.org.br/ >. Acesso em 22/06/2021.

Conselho Federal de Farmácia. RESOLUÇÃO Nº 572 DE 25 DE ABRIL DE 2013.


Cambury, mais que um diploma, uma profissão.


3 visualizações